terça-feira, 17 de junho de 2014

Você teria um instante para ouvir a palavra de Exu?

Senso comum é um negócio do cão. A pessoa ouve uma informação pelo meio, não para pra refletir e multiplica a informação a partir de suas percepções de mundo e transmite essa informação fragmentada e cria uma inverdade que mais cedo ou mais tarde se cimenta na cultura como verdade.
Quem sabe o quem é Exu?
Muita gente acredita que ele é o diabo, mas na verdade, Papa Legba é o senhor do movimento da vida. Da sexualidade, da magia, do calor, da força motriz da vida, dos caminhos... de tudo. É o primeiro Orixá a ser saudado nas giras. O primeiro a interceder pelo ser humano. O primeiro de tudo. 
Mas muita gente insiste em dizer que ele é o diabo.
É.

Pensando nisso, achei esse documentário maravilindo relacionado como é que Exu existe no imaginário popular. Espero que gostem e se informem. 
Achismo é preguiça mental; um mal para a Humanidade.

Sinopse: Dança das Cabaças - Exu no Brasil é uma investigação poética sobre a divindade africana Exu no imaginário brasileiro. Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yoruba, Exu foi colocado à margem e passou por um processo de demonização que se inicia na missão católica na África e se estende no período colonial brasileiro, onde seus atributos originais foram ocultados. 
Exu que na África era caracterizado como o princípio da vida, a força que move os corpos, a dinâmica, o senhor dos caminhos e das encruzilhadas, a principal ponte entre os mortais e as divindades que habitam o além, passa a ser visto como a personificação do mal perante o modelo cristão, devido ao seu seu símbolo fálico e seu comportamento astucioso.
Dirigido por Kiko Dinucci, o filme passa pelas diversas vertentes das religiões afro-descendentes, dos candomblés (de tradição Nagô, Gege, Bantu), Tambor de Mina, passando pela Umbanda e Quimbanda. Dança das Cabaças-Exu no Brasil conta com participações de Sacerdotes e estudiosos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário