quinta-feira, 26 de junho de 2014

Libertação (Maria Luíza Nora)

Prelúdio:
NÃO RESOLVE
Estou só.
Matar-me
seria apenas abrir mão do futuro.
Mas o que incomoda 
é o passado.
 - Nora



LIBERTAÇÃO

Um terço da minha paixão 
ficou na lagoa
um terço ficou no rio
e um terço ficará no mar.
As forças da África 
os ancestrais poderes dos Orixás
ajudarão a exorcizar a paixão
que acabaria por me acabar.
Os três elementos
e seu simbolismo:
o que reveste 
o que vem de dentro 
e o que domina o mundo.
Eu os passei pelo corpo e invoquei à África-mãe 
que me libertasse...
Ela que tão bem sabe
quanto é trágico ser cativa.
E eu os passei pela cabeça 
pedindo que meus pensamentos 
dele se afastassem.
E eu os passei no coração
para que meus sentimentos 
a ela não se dirigissem;
passei em meu sexo 
para nunca mais o desejar
aos braços pedi 
que não o buscassem
às mãos, que não tateassem 
a sua procura 
e às pernas e pés
que nunca mais 
caminhassem em sua direção.
E pedi também
que o vazio que vai ficar
seja grande e digno 
do amor que foi
e que já não merece ser.

- Maria Luíza Nora


Epílogo:


PARTIR
Partir... ir embora;
Partir... quebrar.
Dois sentidos tão diversos
e tão entrelaçados.
Tão difícil partir
e permanecer inteira.

- Nora

Nenhum comentário:

Postar um comentário