quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sabedoria e Natureza.

Itajuípe - Bahia



No nosso dia-a-dia, esquecemos que somos partes de um sistema; um ecossistema - algo vivo e que nos rodeia. No seu egoísmo, o ser humano agride aquilo que nos serve de lar, suporte e fonte de vida: a Terra.
Nesses últimos dias, a região do Litoral Sul tem sido "castigada" pelas chuvas - muitos alagamentos, famílias desabrigadas, casas destruídas... E eu vos pergunto: é culpa de quem?
De Deus? Das pessoas que moravam em local irregular? Das autoridades que não se preveniram, já que é um fato muito comum, ocorrer enchentes nessa época? Da humanidade como um todo?
Não quero ser palmatória do mundo; jamais. E também, acho cansativo ficar apontando culpados. E nem mesmo pensem que sou insensível ao sofrimento das famílias que perderam seus pertences. Mas o que eu trago aqui é a reflexão. A natureza nos avisa a todo momento a sua situação; dialoga. Por que então não prestamos atenção? Por que as autoridades das cidades atingidas não tiraram essas pessoas das zonas de risco ANTES? Por que não fizeram obras mais bem planejadas dos pavimentos? Por que não lembraram que tem responsabilidade com aquelas pessoas ali? Por que que essas pessoas não reivindicaram seus direitos? Por que não perceberam que é errado jogar dejetos no rio?
Sabe, é tudo muito complexo e contraditório. Tenho apenas a dizer que: todos nós fomos avisados e esse é o momento que a natureza rompe. Espero que fique a lição.
Aos desabrigados, espero em Deus, que haja misericórdia e justiça com vocês. Que os Orisà e Elohims se apiedem de vocês e acalme a Mãe Natureza.

Namastê.
Ipiaú - Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário